INOVAÇÃO MADE-IN PORTUGAL EM FORÇA NA TECHTEXTIL

INOVAÇÃO MADE-IN PORTUGAL EM FORÇA NA TECHTEXTIL

1500 1000 TEXTILOBO

O têxtil e vestuário nacional prepara-se para, mais uma vez, impressionar com o seu potencial de qualidade e inovação numa feira que é referência mundial para o sector. São 23 empresas que participam a partir de amanhã na Techtextil Frankfurt, numa demonstração da força e capacidade actual do made in Portugal com produtos de alta tecnicidade e forte componente de inovação.

A primeira participação portuguesa neste certame data de 2005, uma iniciativa levada a cabo pela Associação Selectiva Moda e que desde então tem vindo a crescer de edição para edição. A Techtextil Frankfurt é uma importante montra, uma feira de referência e de presença obrigatória para as empresas da inovação têxtil.

São 13 as empresas que nesta edição contam com o apoio da Associação Selectiva Moda no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal: A.Sampaio & Filhos, Artefita, Carlom, Coltec, Fitexar, Fitor, Foot By Foot, Gulbena, Heliotextil, Idepa, Lipaco, Tintex e Wtex – Textile Solutions, Lda. A esta montra da inovação têxtil juntam-se ainda o Citeve – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e o Centi – Centro de Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

Segundo o director do Citeve, Braz Costa, “esta edição da Techtextil junta um grupo significativo de empresas nacionais com uma oferta extremamente abrangente, desde a engenharia e desenvolvimento até à produção de produtos de muito alta tecnicidade destinados a mercados exigentes como o do automóvel, da protecção e segurança e do desporto”.

O director do centro de investigação considera ainda que “esta feira abrange as mais importantes áreas de aplicação de têxteis técnicos, nomeadamente aquelas que vêm sendo apostas do Citeve: a Mobilidade, o Habitat, o Desporto, a Saúde e a Protecção Individual. É assim uma oportunidade para reforçar o seu posicionamento, como centro de interface tecnológico de referência no cenário internacional”.

Com mais de 1300 expositores de 52 países e cerca de 28 mil visitantes de 102 países diferentes, a Techtextil Frankfurt é a maior plataforma internacional para os utilizadores e fabricantes de têxteis técnicos e não tecidos.

A representação portuguesa no certame que decorre até esta sexta-feira conta ainda com as empresas Cordex, Endutex, ERT-Têxtil de Portugal, Fisipe, Inovafil, Island Cosmos, Manifesto Moda e Penteadora.

A participação das 13 empresas portuguesas apoiadas pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal é mais uma acção do From Portugal 2017, uma iniciativa que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projecto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.422.824,75 €, dos quais 6.815.741,00 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

made in Jornal T

EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol